Já há algum tempo que não entrevistava nenhum fotógrafo [podem ver todas as entrevistas neste link], e desta vez falei com a empresa Miller Studio, que faz um registo muito interessante e cheio de elegância.
Tenho que agradecer por toda a simpatia e pelo profissionalismo que demonstram.
Há quanto tempo é que fotografam casamentos?
Trabalhamos em Fotografia há largos anos e desde sempre fotografámos casamentos de amigos, a pedido dos próprios. Temos uma forma muito particular de fotografar um casamento, e os pedidos dos amigos foram aumentando, passando para os amigos dos amigos. Então, há cerca de quatro anos, criámos o conceito Miller Studio (www.millerstudiolx.com) – dois fotógrafos que combinam a Fotografia de Reportagem com a Fotografia Fine Art, captando noivos e convidados de forma espontânea e criativa.
Sempre sonharam ser fotógrafos e, em particular, fotógrafos de casamentos?
A Fotografia sempre foi uma paixão para ambos e, apesar de termos iniciado as nossas carreiras por outras áreas, acabámos por nos render a esta paixão. Na realidade, na Fotografia encontramos uma conjugação perfeita, pois temos gostos e estilos muito similares neste aspecto.
Fotografamos cada casamento em conjunto, o que cria um registo completamente diferente. Além disso, aproveitamos os conhecimentos que temos de vários campos da Fotografia (Interiores, Publicidade, Retrato, Lifestyle, Reportagem) e aplicamos os mesmos à Fotografia de Casamento. Talvez, por isso, as nossas imagens são criativas e originais sem nunca esquecer a qualidade técnica.
Adoramos fotografar casamentos porque nos permite explorar vários tipos de Fotografia num só dia: Fine Art, Reportagem, Retrato, entre outros … e porque é muito divertido!
Há algo que os tenha surpreendido neste mundo dos casamentos?
Tendo uma extensa experiência em outros campos da Fotografia, quando começámos a fotografar casamentos fizemo-lo com o mesmo profissionalismo. Acreditamos num serviço personalizado, por isso fotografamos cada casamento com toda a criatividade, atenção e preocupação. Todavia, claro que o nosso trabalho nos casamentos tem contornos muito mais emocionais e criativos que em outras áreas da Fotografia.
Como é que os noivos os costumam abordar pela primeira vez?
Normalmente, chegam até nós por nos conhecerem de outros casamentos, ou porque se cruzaram com o nosso trabalho na Internet.
Marcam alguma reunião antes do casamento para que se conheçam melhor? Costumam fazer sessões fotográficas de noivado?
Para nós, é essencial reunir com os noivos antes do casamento. Não há duas pessoas iguais e nós gostamos de personalizar o nosso trabalho, pelo que se torna fundamental conversar com os noivos, saber os seus gostos, as suas necessidades e preocupações. Se viverem no estrangeiro, “reunimos” via Internet. Também visitamos sempre os espaços do casamento antes do dia.
Costumamos fazer sessões antes e/ou depois do casamento. Podem ser sessões mais descontraídas ou mais formais, em ambiente escolhido pelos noivos ou sugerido por nós.
Que vantagens é que vêem nessas sessões?
As sessões de noivado são uma recordação fantástica para os noivos mas também uma óptima forma para saberem como fotografamos. No dia do casamento, ficam muito mais à vontade! Depois, podem também usar as imagens da sessão na decoração do casamento.
E nas sessões depois do casamento, como Trash the Dress?
Não gostamos muito de chamar Trash the Dress às sessões depois do casamento. Claro que o vestido tem um papel fundamental como adereço, contudo para nós não é o elemento central mas sim o casal e o seu amor.
Se por um lado não existe aquela magia muito especial que há no casamento, por outro as sessões posteriores permitem fazer fotografias sem o stress próprio do dia. Normalmente, são sessões que duram entre 3 e 4 horas, onde podemos fotografar em mais do que um ambiente.
Adoramos fazer estas sessões, resultam em fotografias inesquecíveis.
Notam muitas diferenças na atitude dos noivos nessas 2 sessões, ou mesmo comparando com o dia do casamento?
Claro que sim. No dia do casamento, os noivos têm presente a preocupação do tempo e o facto de quererem partilhar o momento com os seus convidados. Sendo um dia especial, essa magia transmite-se nas suas expressões. Nas outras sessões, podemos explorar outras opções, criar imagens diferentes, por vezes mais intimistas.
Há alguma dica que queiram dar aos noivos?
A única dica que repetimos a todos os noivos é que aproveitem o SEU dia! Que relaxem e se divirtam num dia que é único. Depois de meses a preparar o casamento, o grande dia passa muito depressa, por isso o melhor é mesmo aproveitar tudo ao máximo.
Costumam dar sugestões relativamente ao vestido, ao fato, ao bouquet, ao local ou a outros pormenores?
Tentamos sempre criar uma relação que permita aos noivos contarem connosco nas mais variadas questões. Devido à experiência que temos, podemos ajudá-los nesse sentido. Desenvolvemos projectos para a decoração dos espaços, ou os convites, sugerimos profissionais com que costumamos trabalhar mas também podem contar connosco apenas para dar uma ideia ou opinião.
No dia do casamento, como fazem para conseguir ter tempo para tirar fotos ao noivo e à noiva antes da cerimónia?
Não costumamos fazer fotografias dos preparativos do noivo, porque originam sempre imagens com muita pose. Aquilo que sugerimos é a reportagem dos preparativos da noiva, da maquilhagem, dos cabelos. Aproveitamos esse momento para fazer ainda fotografia mais ao estilo Fine Art, do vestido, das flores e acessórios. Depois, seguimos para a Igreja e fotografamos o noivo e os convidados a chegar.
Costumam tirar fotos aos convidados com os noivos? Como fazem para que não se torne aborrecido?
Durante a festa, fotografamos os convidados e os noivos utilizando o conceito de fotojornalismo, o que quer dizer que enquanto todos estão a confraternizar, as fotografias vão surgindo. Depois, tanto podemos estar a fotografar sem que a pessoa se aperceba como nos podem pedir para fazer uma fotografia com um grupo de amigos. No entanto, até as fotografias de grupo, por serem espontâneas acabam por ser naturais e muito divertidas.
Há algum ritual de hoje em dia que achem que deveria mudar?
Num casamento, não devem existir regras e rituais rígidos. Achamos que o mais importante é que os noivos planeiem o seu casamento ao seu gosto e estilo. Gostamos imenso de casamentos originais, pois acabam constantemente por ser mais interessantes de fotografar.
Qual é o momento que preferem num casamento?
Gostamos de todos os momentos por várias razões, pela criatividade, pelo divertimento, pela emoção. Adoramos particularmente o momento em que os noivos olham um para o outro transmitindo a felicidade de um sonho que se concretizou. Confessamos que também nos comove sempre que entregamos os álbuns e as fotografias e vemos a alegria e a emoção dos noivos, a certeza de que aquele registo é o que sempre ambicionaram, que aquelas fotografias contam mesmo a sua história.
Aconselham os noivos a terem fotografia e vídeo? Que opções é que costumam oferecer?
Temos várias opções que incluem, além da fotografia, vários tipos de álbuns, books, sessões fotográficas, vídeo, hair and make-up artist, entre outros. Também podemos fazer uma proposta personalizada.
A reportagem em vídeo é outra forma de registar os acontecimentos do casamento. As nossas reportagens são muito dinâmicas e incluem som ambiente do próprio dia e músicas ao gosto dos noivos. O vídeo é um registo diferente, que juntamente com a fotografia cria uma recordação completa.
Em que formato é que os noivos têm acesso às fotos? Está incluído um álbum? Ficam com as fotos em formato digital e em alta resolução?
Após o casamento, fazemos uma pré-selecção e a pós-produção digital de todas, mesmo todas, as imagens. Disponibilizamos, depois, entre 700 a 1200 fotografias numa galeria privada. Entregamos também as fotografias em alta-resolução, para que os noivos fiquem com a totalidade das fotografias com toda a qualidade em arquivo.
E os convidados? Têm acesso a algum site onde possam escolher as fotos que querem, ou os noivos é que tratam disso?
Os convidados podem também aceder à galeria privada, onde além de ver têm a possibilidade de adquirir fotografias em suportes e dimensões variadas.
Têm algum estilo preferido de edição?
Utilizamos vários estilos diferentes, cada um irá adequar-se melhor a uma fotografia em específico. O resultado final inclui fotografias mais naturais (menos pós-produzidas), fotografias a preto e branco e outras mais trabalhadas. Aquilo que queremos é que os noivos olhem para as fotografias e possam reviver o seu dia.
Se casassem hoje, que tipo de escolhas fariam?
Pensámos no nosso casamento de forma a que fosse um momento divertido, elegante e intemporal. Não mudávamos nada, foi um dia perfeito!
Quem sabe se não juntamos a família e os amigos para declaramos novamente o nosso amor? Claro que depois teríamos que voltar às praias paradisíacas da Ásia para reviver a lua-de-mel…
A desculpa para uma segunda lua-de-mel parece-me perfeita ;)
Muito obrigada pela entrevista!
Sem comentários:
Enviar um comentário